27 de mai de 2011

Ajustando esquadrias em pé-direito duplo

    Normalmente as portas e janelas de pé-direto duplo são inseridas no construct de invólucro do projeto, mas em situações específicas, é possível ajustar os constructs de cada pavimento e utilizar esquadrias sem classificação para representação em planta nos pavimentos superiores.

    Para isso, as esquadrias de pé-direito duplo serão inseridas no construct do pavimento inferior com as características e dimensões totais desejadas. No construct do pavimento superior serão inseridas esquadrias sem classificação com dimensões ajustadas de forma que seja criada a abertura na alvenaria e sua representação em planta (não haverá exibição do modelo 3D).

No exemplo a seguir será inserida uma janela de 400cm com peitoril de 40cm, considerando o nível do pavimento superior a 240cm do térreo.

cota01   cota03

No construct do pavimento inferior a janela será inserida com a altura de 400cm e o peitoril de 40cm. Observe que no modelo 3D a janela extrapola o limite da parede:

janela01   janela04

Já no pavimento superior, será inserida uma janela como mesmo aspecto a partir da paleta “Esquadrias sem classificação” (os peitoris/soleiras terão cor magenta para diferenciar as esquadrias sem classificação):

janela03

Ela terá a mesma largura, porém seu peitoril será determinado subtraindo-se do peitoril original a diferença de nível entre os pavimentos (no caso de portas, considere o peitoril igual a 0):

janela02   janela05

As esquadrias sem classificação não possuem exibição no pavimento superior:

cota02

Sobrepostos os pavimentos, esse será o resultado final:

janela06

IMPORTANTE!!!

As esquadrias sem classificação aceitam rótulo em planta, mas não serão incluídas nos quadros de esquadrias!